sketchucation logo sketchucation
    • Login
    Oops, your profile's looking a bit empty! To help us tailor your experience, please fill in key details like your SketchUp version, skill level, operating system, and more. Update and save your info on your profile page today!
    🛣️ Road Profile Builder | Generate roads, curbs and pavements easily Download

Duvivas com o comando DRAPE

Scheduled Pinned Locked Moved Português
    4 Posts 3 Posters 11.9k Views 3 Watching
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • J Offline
      jfranco
      last edited by

Olá amigos, vivo em Portugal e sou utilizador do sketchup depois de passar por outros programas de modelação, mas tenho um problema e não sei como resolver.
      É o seguinte:
      Fiz uma modelação de um terreno por sinal bem grande com base num ficheiro de topografia feito em autocad, e estou tentando colocar uma rua com o comando DRAPE e realmente a estrada ficou marcada no terreno mas não consigo mudar a textura aplicada ao modelo, ou seja não consigo diferenciar a textura da estrada da do terreno. Já vi alguns filmes em que o comando é realizado e funciona, mas comigo infelizmente não funciona, haverá algum truque? estou a fazer alguma coisa mal?
      Desde já agradeço a vossa ajuda
      joao esteves

http://www.joaoesteves.blogspot.com/

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • E Offline
        ELYSIUM
        last edited by

Oi jfranco

O teu problema provavelmente é que a as linhas da estrada não estão bem unidas, em algum sitío deves ter as linhas separadas, como tal o sketchup não reconhece a fronteira. Tenta fazer um hatch no autocad para confirmar se as linhas estao bem fechadas, se fizer hatch, o problema foi no sketchup. Isso já me aconteceu algumas vezes, o que faço é ligar a Hidden Geometry e ir pintando face a face até descobrir onde está a linha interrompida. Se a estrada for muito grande para pintar face a face podes usar a mesma técnica do CAD quando não consegue fazer Hatch e ir dividindo a estrada em partes mais pequenas até descobrires o sitio do erro.

Isto ajudou?

• EdsonE Offline
          Edson
          last edited by

tive esse problema muitas vezes. só o resolvi deixando de usar o comando drape. ao invés dele, sugiro extrudar a rua com pushpull, fazendo a extrusão atravessar o terreno. aí é só selecionar os dois, intersect selected e apagar tudo o que n interessa. a rua estará marcada no terreno sem problemas.

veja o arquivo anexado para uma explicação visual.

terrain_drape.skp

edson mahfuz, architect| porto alegre • brasil
          http://www.mahfuz.arq.br

• J Offline
            jfranco
            last edited by

Obriagado a todos pelas vossas respostas, na verdade as linhas eram em autocad polilinhas mas no sketchup ficaram nalguns locais muitas linhas pequenas e alguma separadas, nete momento está resolvido o problema.
            desculpem a demora em responder.
            Um abraço a todos

http://www.joaoesteves.blogspot.com/

• 1 / 1
            • First post
              Last post
            Buy SketchPlus
            Buy SUbD
            Buy WrapR
            Buy eBook
            Buy Modelur