Duvivas com o comando DRAPE
-
Olá amigos, vivo em Portugal e sou utilizador do sketchup depois de passar por outros programas de modelação, mas tenho um problema e não sei como resolver.
É o seguinte:
Fiz uma modelação de um terreno por sinal bem grande com base num ficheiro de topografia feito em autocad, e estou tentando colocar uma rua com o comando DRAPE e realmente a estrada ficou marcada no terreno mas não consigo mudar a textura aplicada ao modelo, ou seja não consigo diferenciar a textura da estrada da do terreno. Já vi alguns filmes em que o comando é realizado e funciona, mas comigo infelizmente não funciona, haverá algum truque? estou a fazer alguma coisa mal?
Desde já agradeço a vossa ajuda
joao esteves -
Oi jfranco
O teu problema provavelmente é que a as linhas da estrada não estão bem unidas, em algum sitío deves ter as linhas separadas, como tal o sketchup não reconhece a fronteira. Tenta fazer um hatch no autocad para confirmar se as linhas estao bem fechadas, se fizer hatch, o problema foi no sketchup. Isso já me aconteceu algumas vezes, o que faço é ligar a Hidden Geometry e ir pintando face a face até descobrir onde está a linha interrompida. Se a estrada for muito grande para pintar face a face podes usar a mesma técnica do CAD quando não consegue fazer Hatch e ir dividindo a estrada em partes mais pequenas até descobrires o sitio do erro.
Isto ajudou?
-
tive esse problema muitas vezes. só o resolvi deixando de usar o comando drape. ao invés dele, sugiro extrudar a rua com pushpull, fazendo a extrusão atravessar o terreno. aí é só selecionar os dois, intersect selected e apagar tudo o que n interessa. a rua estará marcada no terreno sem problemas.
veja o arquivo anexado para uma explicação visual.
-
Obriagado a todos pelas vossas respostas, na verdade as linhas eram em autocad polilinhas mas no sketchup ficaram nalguns locais muitas linhas pequenas e alguma separadas, nete momento está resolvido o problema.
desculpem a demora em responder.
Um abraço a todos
Advertisement