Tamanho texturas
-
Ola pessoal
Ando precisando de ajuda para resolver algumas questões pendentes.
Vejam a imagem, se coloco a imagem sem divisões, ela fica com a textura desproporcional.
Se coloco a textura na proporção que deve ter, a imagem fica toda reticulada, nenhuma das opções representa uma situação real. Como resolver a questão?
Ja tentei manipular a imagem antes de inserir no Sketchup, mas não resolveu.
Obrigado
-
estás usando o comando position texture para acertar a proporção?
-
Oi
Edson
sim claro, uso muito este recurso, mas considerando que não estou conseguindo mais do que o exposto, é que venho ver se existe outros recursos mesmo fora do Sketchup para resolver o problema.
Veja as imagens, na parede curva entra a textura na proporção mas fica com os retângulos, no plano usando o position a imagem fica inteira mas a textura fica completamente irreal. este é o problema preciso da parede com textura proporcional ao desenho com uma imagem inteira sem subdivisões.
tem solução? -
sinceramente, não sei. melhor postar a pergunta no forum maior, mesmo num inglês imperfeito. certamente alguém vai te ajudar.
-
Oi,
Interessei-me pelo teu problema. Se puderes mandar o arquivo com o 3d, talvez possa te ajudar. Já te adianto que o problema do "xadrez" é um padrão que aparece quando a imagem da textura se repete muitas vezes.
AbraçoFernando Duro
-
@duro said:
Oi,
Interessei-me pelo teu problema. Se puderes mandar o arquivo com o 3d, talvez possa te ajudar. Já te adianto que o problema do "xadrez" é um padrão que aparece quando a imagem da textura se repete muitas vezes.
AbraçoFernando Duro
Obrigado Fernando estou te mandando.
-
Fernando,
estive examinando o modelo que enviaste. Concluí o seguinte.
1 Na imagem plana se pode escalar a imagem que serve de textura na própria superfície (independente do tamanho definido da imagem na configuração da textura), coisa que não dá para fazer na parede curva, por isto a diferença entre elas.
2. A textura é de grafiato (se não estou enganado)o que quer dizer que fica desproporcionada se muito ampliada; no caso da parede curva, mais na escala do material, o padrão "xadrez" aparece porque a imagem, além de se repetir muitas vezes, é assimétrica, ou seja, tem um lado "mais sujo" que o outro. Podes tentar fazer com que a imagem (.jpg)seja absolutamente simétrica e sem manchas, que acho vai melhorar (mas não sei se resolve totalmente o problema).Tentei usar o renderizador Kerkythea e a imagem melhorou, mas perdeu muito da textura porque a imagem (além de ser 2d) fica diferente. Mas podes tentar, quem sabe consegues uma solução melhor?
Abraço
Fernando Duro - arquiteto -
Ola Duro
Obrigado pelo retorno.
Realmente na parede curva não consigo usar o recurso do Sketchup - Texture. Ja no plano sem problemas. Coloquei os dois modelos para sentirem a diferença entre ambos. A tua sugestão é uma alternativa. Neste meio tempo usei uma textura que veio com uma atualização do Sket, e troquei a cor para o laranja que queria e resolveu o problema, não é o Grafiato mas ajudou a resolver o problema.
Quanto ao render estou fazendo uns testes com o Podium, por enquanto é muito cedo para comentar.
Muito obrigado pela ajuda, e bem vindo ao grupo. Já tivemos mais participantes, mas com a mudança alguns estão sumidos. Espero te encontrar mais seguido.
abraços -
O problema da reticulação das texturas foi para mim uma luta da qual desisti rapidamente.
Lamento mas salvo melhor opinião é um problema sem solução,não exite Plugin ou Renderização que resolvam o problema.1º- Percebendo o problema na sua origem - Percepção visual
a- O problema só existe quando a dimensão defenida para o mosaico da textura é menor do que a superficie onde é aplicado,exigindo uma reprodução da mesma textura de forma repetitiva segundo os dois eixos de coordenadas,pelo que será tanto maior o efeito de reticulação quando maior for a diferença entre a dimensão do mosaico e a dimensão da superficie onde é aplicado. Repara que esse aumento de percepção da recticulação aumenta numa relação quadratica (LxL) com a diferença de dimensões entre o mosaico e a superficie de cobertura e aumenta numa relação cubica quando em simultâneo aumentas a distancia ente ti e o modelo (aumenta a distância focal) resultando em (LxLxL),pelo que ás vezes com uma pequena variação de dimensões e alguma ampliação, os padrões resultam extremamente desagradáveis.
Experimenta a utilizar a "Textura Wood OSB" (usa mesmo esta) do SU6 e fáz alguns exemplos com o que acabei de dizer.b- Este problema está relacionado com a forma como trabalha o nosso cerebro(ilusão óptica). Quando o padrão é muito complexo o nosso cerebro procura encontrar padrões repetitivos por forma a que a quantidade de informação nele armazenada seja a menor possivel. Isto acontece em particular quando a distancia focal aumenta, pois com o aumento da distancia focal verifica-se um aumento brutal da informação a registar.Assim se explica que quando te aproximas do modelo essa recticulação desaparece, pois diminui a quantidade de informação a armazenar.
c- Na pratica o cerebro começa a procurar os elementos predominantes da imagem e a eles atribui maior importancia dando origem a um padrão repetitivo.Quando esse elemento predominante não existe deixa de se notar o padrão recticulado.Se eventualmente não existirem elementos diferenciadores significativos,ou seja se os padrões de imagem no interior de cada mosaico forem relativamente homogeneos o efeito de reticulação da textura vai-se esbatendo.
Repara na mesma textura referida anteriormente,se olhares com atenção verificas que essa textura segundo um dos eixos apresenta umas manchas escuras suficientemente diferenciadas, ao passo que segundo o outro eixo são significativamante homogeneas.
Ao afastares o modelo notas claramente que o efeito de reticilação segundo um dos eixos é manifestamente mais evidente que segundo o outro eixo o que comprova o que acabei de afirmar.2º-Propostas de solução
Ainda não pensei muito nisso mas existem algumas principios não organizados e que institivamente utilizo que poderão ajudar a resover o problema,pelo que em próxima oportunidade aqui os colocarei.Carlos Lopes
-
ola
Lopes
Bem complexa tua exposição sobre o assunto, mas realmente me parece uma questão ainda sem solução. Se quiseres, como disseste, em outra oportunidade colocar mais informações sobre o assunto fiques a vontade.
Legal, teres voltado ao grupo, estamos precisando movimenta-lo.
obrigado. -
Olá pessoal eu sei qual a solução para o problema, na verdade isso está no meu DVD de video aulas, tutoriais do básico ao avançado, vou compartilhar com vocês aqui como fazer.
Primeiro crie um retângulo que seja do mesmo tamanho (largura e comprimento) que a parede curva a qual deseja aplicar a textura, coloque a exatamente a frente da parede curva como mostra o desenho. Edite a textura de modo que ela fique exatamente como deseja.
Clique com o botão direito sobre o retangulo vá em textura, e escolha a opção projected.
Com a ferramente sample paint (aquele conta gotas que pega as texturas no sketchup) selecione a textura da parede, e clique sobre a parede curva, com quantas subdivisões tiver, de qualquer forma que for, e será criado a textura corretamente
Ajudei?
Se não for isso oq estava perguntando não li tudo com atenção.
Advertisement