Ingresso extravestibular (graduado) pra arquitetura no RS
-
Olá... bom, não conversei com todos aqui, então talvez eu devesse me introduzir antes de mais nada.
Meu nome é Rogério Penna, moro em Novo Hamburgo, tenho 27 anos e sou formado em Publicidade e Propaganda.
O fato é... nem mesmo sei direito pq fiz o curso de publicidade e propaganda hehehe.
Bom, minha mãe é arquiteta (formada pela UFRGS no final da década de 70) e por algum motivo nunca me interessei pela profissão por motivos tão idiotas como o fato de que não curto usar réguas. Hahaha... só q hoje em dia, a régua é o computador.
Pior ainda, meu pai é sócio de uma construtora (é mais uma pavimentadora, é uma das empresas fazendo o Conduto Alvaro Chavez-Goethe), só que eles tb tem construido um ou outro edificio ultimamente.
Ou seja... motivos pra estar no ramo eu tenho.
Bom, fiz um curso nada a ver... mas mesmo durante o curso, eu já comecei a perceber q talvez a arquitetura estivesse meio que no sangue. Sempre gostei de passar horas e horas modelando cidades e prédios em 3D.
Além disso, desde 2003 que eu perco boa parte do meu tempo em sites sobre arquitetura e urbanismo... além de que eu volte e meia roubo umas revistas de arquitetura da minha mãe para ler (afff... sim, ainda moro com ela, provavelmente fruto da minha frustação profissional!)
Ultimamente, comecei a pegar projetos da minha mãe pra passar pra 3D e pra Auto-cad... e adoro fazer isso.
Puta merda... pq eu fiz publicidade? Não estou nem mesmo trabalhando na área.
Começou a me dar uma vontade de cursar arquitetura hehehe. Só q eu já tenho 27 anos, meu pai com 100% de certeza não vai me pagar outra faculdade, e se eu cursar em POA, vou ter q arranjar outro emprego, nem que seja só pra pagar o aluguel/sobrevivencia em POA.
Bom... a verdade é que tenho um investimento que dá e sobra pra pagar uma faculdade inteira. Entretanto, é uma grana que meus avós deram pros netos pra COMPRAR UMA CASA/AP algo assim.
Pra gastar esse dinheiro com faculdade tenho q estar muito certo do que vou fazer.
Uma opção seria ingresso extra-vestibular (graduado) na UFRGS. Usar os rendimentos da aplicação e talvez um paitrocínio pra viver em POA e no tempo que sobrasse (as cadeiras da UFRGS são tudo misturadas, em horarios dispersos) trabalhar criando maquetes eletronicas 3D (sou relativamente bom nisso... olhem meu thread do prédio da Gerdau, foi meu PRIMEIRO modelo Sketchup) e como CADista, pra juntar uma grana extra pra cerveja no findi
O problema aqui é que acredito que o ingresso extra-vestibular da UFRGS deva ser quase impossível de passar, e não tenho notas excelentes nem milhares de atividades extra-curriculares no curso de publicidade da Unisinos até pq não me interessava muito pelo curso.
Outra opção seria ingresso extra-vestibular na PUC ou UniRitter... mais fácil de passar neles. Seria mais fácil tb de cursar as cadeiras de modo racional a fim de trabalhar de manha e de tarde e estudar somente à noite.
É claro... além do custo habitacional em POA, haveria o custo da faculdade em si, que na PUC é bem salgado. No caso, os rendimentos da aplicação não seriam suficientes pra cobrir os gastos, eu teria que tirar progressivamente dinheiro da aplicação em si. O que poderia ser um entrave (ou não) para o meu futuro.
A 3a opção é estudar na Unisinos ou Feevale. O problema é q acho q a Feevale não é tão boa como as 3 citadas de POA... e a Unisinos... acho que não é ATUALMENTE boa como era antes. Todo mundo fala q a Unisinos tá indo pro brejo. Estudar nessas duas faculdades certamente diminuiria meus custos (gastaria somente com a faculdade), entretanto, qual o CUSTO PROFISSIONAL E DE MERCADO de estudar nelas?
Além disso, o mercado em NH pra trabalhar com maquetes 3D e cad certamente é muuuito menor que em POA. Ou estou errado? Fato é que mesmo ficando em NH, gostaria de me dedicar à esse trabalho justamente por fazer uma faculdade na área.
Bom... em vista de todo esse texto enorme q vcs nem mesmo devem ter lido por tédio, hehehe... como vcs avaliam as faculdades mencionadas, minhas idéias... o mercado de arquitetura E (antes de me formar) o mercado pra cadista/maquete eletronica...
Ou será q eu devo desistir e continuar trabalhando em outra área...???
obs: tenho um tio que foi diretor da faculdade de arq da UFRGS nos anos 70 e acho q nos 80 tb... será q ele serve de pistolão pra facilitar uma entrada extravestibular?? Argh... putz... jeitinho brasileiro é foda...
[AcesHigh]
-
oi rogério,
finalmente descubro teu nome. talvez a tua mãe tenha sido minha colega, pois me formei na ufrgs em 78.
o assunto é longo e talvez seja melhor discuti-lo pessoalmente ou por telefone. falar sobre outras escolas, sendo professor da ufrgs, tem que ser feito com cuidado.
me manda o teu email por um pm e eu te passo meu telefone, ok?
abraço.
-
Edson, antes mesmo de tu responder essa msg, eu já tinha me perguntado se tu não havia sido colega dela.
Não sei se foi ela q já mencionou teu nome, ou se vi teu nome em outro lugar... mas teu nome me soou familiar e eu já tinha pensado em perguntar pra ti, antes, se tu não tinha feito UFRGS e se não tinha sido colega dela.
Pq eu pensei em te perguntar isso eu não sei. Por isso mesmo acho q ela talvez já tivesse mencionado teu nome e qdo te conheci aqui no fórum talvez deu um click "inconsciente" no meu cérebro, rs.
Bom, então, antes mesmo de tu responder, há uma hora atrás, eu perguntei pra minha mãe se ela havia sido colega de um Edson Mahfuz. E ela "Edson Cunha Mahfuz? Sim, fui colega dele na UFRGS em várias cadeiras. Ele se formou comigo em 78."
[AcesHigh]
Mundo pequeno né. O nome da minha mãe é Lorena Camara Rosa. Eu tenho um tio (casado com a irmã do meu avô na verdade) que era diretor da faculdade de arquitetura da UFRGS lá por 1970/80. Flávio. A verdade é que nunca conversei com ele sobre arquitetura.
-
rogério,
sim, me lembro do nome da tua mãe, embora já não consiga mais juntá-lo a nenhuma pessoa. e o teu tio deve ser o flávio soares, de quem também fui aluno.
é um mundinho pequeno mesmo. essas coincidências acontecem todo o tempo.
abraço.
-
Caro Rogério.
Pena que cheguei até a tua mensagem com um pouco de atraso em relação à postagem, pois acho que uma afirmação que fizeste merece um reparo e um esclarecimento. Na tua busca por reingresso para o curso de Arquitetura fazes menção explícita à Universidade em que trabalho, como professor de projetos, ali dizes:
"A 3a opção é estudar na Unisinos ou ... e a Unisinos... acho que não é ATUALMENTE boa como era antes. Todo mundo fala q a Unisinos tá indo pro brejo."Bem, não sei quem é "todo mundo" a que te referes, pois não é esta a impressão que me passam os alunos egressos do nosso curso, nem minha percepção, a julgar pelos prêmios que estes alunos e nossa Escola têm obtido nos últimos semestres. Se não vejamos:
- Nossa escola recebeu neste ano o prêmio destaque Nacional, concedido pela Associação Brasileira de Escolas de Arquitetura, por termos 3 trabalhos de conclusão (cada escola poderia encaminhar somente 3 trabalhos) selecionados e premiados.
- Nossa aluna, aí de Novo Hamburgo, Laís Cortelleti, orientada pelo professor Artur Wilkozinski, recebeu este ano o 1o. prêmio no concurso Masisa de design em nível nacional; na etapa sulamericana ficou em terceiro lugar.
- Nos últimos anos temos também obtido premiações no concurso Ópera Prima de trabalhos de conclusão.
Tinhas estas informações?
Me parece que estes fatos que te passo demonstram que estavas embarcando numa canoa furada ao dar ouvidos a "todo mundo". E não é só minha opinião, pois estes reconhecimentos foram obtidos de instituições que têm credibilidade nos meios acadêmicos e profissionais e de forma impessoal (através de concursos que não identificam a origem dos trabalhos).
De qualquer forma, te convido conhecer o nosso curso, estaremos sempre à tua disposição para que o conheças melhor. Podes ligar para a nossa coordenação (3590-8400) e falar com o professor Adalberto, ou se preferes, podes me procurar pessoalmente.
Abração
Fernando Duro da Silva
PS. Eu também me formei na UFRGS, em 1980.
-
olá, sou a mesma pessoa que criou o tópico. Fazia algum tempo já que eu não vinha a este forum. Pelo jeito, minha conta antiga foi suspensa por falta de uso... ou algo similar? Tive que me cadastrar de novo.
as coisas não correram como eu havia planejado e por esse mesmo motivo, acabei não telefonando pro Edson, pois tive que postergar meus planos. Agora, tendo que registrar novamente, inclusive perdi minhas antigas PMs, onde estava o telefone dele...
@Duro: quando falei da Unisinos não estava falando especificamente do curso de arquitetura, mas sim da universidade como um todo. As informações que eu tenho são de que ela tem cada vez menos inscritos no vestibular, que a Feevale tá crescendo muito mais, de que está passando por dificuldades financeiras, etc. Pelo menos os professores do curso de Psicologia não param de reclamar da Unisinos (minha namorada faz psico na Unisinos e conhece bem os professores do curso).
Agora até o DCE pegou fogo!!
Mas é bom saber q o curso de arquitetura da Unisinos está a toda. Gosto muito da Uni, q foi onde me formei, e quero que ela volte a ser a potência que era.
Advertisement